LIXÃO VAI SE CONSOLIDANDO SEM QUALQUER AÇÃO DA PREFEITURA
(Marcus Ottoni)
Lixão cresce por trás da Igreja de São José Operário. (Foto: Marcus Ottoni) |
Todo tipo de lixo jogado no terreno |
E não é de hoje que o “lixão” vem sendo construído. Também não é de hoje que a Prefeitura Municipal nada faz para coibir o despejo desses materiais no terreno. Dessa forma o local que poderia ter uma utilidade positiva para a sociedade, como por exemplo, ser transformado numa grande área de lazer com todos os equipamentos necessários para a prática saudável dos esportes e o convívio social dos moradores da comunidade, principalmente as crianças e os jovens, é, pela omissão do Poder Público, uma área deplorável e um problema de saúde pública para os moradores próximos ao terreno do “lixão”.
A passar mais alguns meses sem qualquer providência por parte da Prefeitura Municipal, estaremos na mesma condição de Brasília nos últimos dias da malfadada administração do petista Agnelo Queiroz com os lixões proliferando por toda cidade, transformando áreas públicas em lixões a céu aberto em plena capital do país.
Por que será que a Prefeitura Municipal ainda não removeu esse lixão e resolveu esse grave problema de saúde pública que vem pondo em risco a saúde das pessoas que transitam e/ou moram nas proximidades do terreno por trás da Igreja de São José Operário, na etapa B, Valparaíso I? Lixão a céu aberto é um terreno fértil para a proliferação de moscas, ratos, etc., provocando o surgimento de uma série de doenças à população, como por exemplo, doenças de pele, verminoses, leptospirose. As adequadas coleta, remoção e destinação final do lixo integram as principais medidas de saneamento básico para a promoção da saúde do ser humano e bem-estar de uma Comunidade. Faz-se fundamental a preocupação e a ação da Gestão Pública para estruturar a Comunidade com o saneamento básico, no qual se encontra incluído o destino correto do lixo. Ofertar à população meios de acondicionar e dar o destino adequado ao lixo, juntamente com a tomada de medidas educativas para a preservação da limpeza do ambiente, é o básico que todo Gestor tem a obrigação de cumprir no desempenho da sua administração.
ResponderExcluir